Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Pasto Apicola do Meliponario das Nascentes

Oferta de Polén e Néctar para as Abelhas Indígenas

A nossa preocupação antes de implantar o Meliponário das Nascentes  foi com o alimento para as abelhas ASF (pólen e néctar). Por este motivo  plantamos varias espécies de plantas nativas que produzem flores e contribuem para que as abelhas tenham condições de sobreviver sem a necessidade da alimentação artificial de forma continua.

Nós também temos um pomar formado por uma variedade muito grande  de tipos diferentes de frutas nativas e exóticas tais como laranja, limão, li chia, abacate, goiaba,umbu, caju, bergamota, carambola, manga, cereja do campo, ameixa, guaraná, grumixama,ingá, acerola, pitanga, amora, coco, caja manga e tantas outras que em determinadas épocas oferecem suas flores para as ASF. 

Plantamos uma outra quantidade de plantas que produzem flores e que atraem uma variedade de abelhas tais como a aroeira branca, canela amarela, canafistula, astrapeia, cereja do Ceilão, e tantas outras.

A nossa regra é utilizar alimento artificial somente durante os dias prolongados de chuva e no inverno porque neste período a oferta de alimento reduz drasticamente.

Veja as fotos e a relação das plantas que fazem parte do pasto apícola, além daquelas que as ASF encontram lá na mata da Serra.

3 comentários:

Anônimo disse...

moro em ribeirã preto qual flores que tão o ano toto que posso plantar

Unknown disse...

Será q aqui em Cubatão, baixada santista consigo criar qualquer uma dessas espécies sem ferrão???
Onde encontro

Anônimo disse...

Consegue sim, no mercado livre ou no olx voce encontra